

Psicoterapia
Na psicoterapia, proporcionamos um ambiente seguro e acolhedor para o aprofundamento do autoconhecimento e o fortalecimento emocional.
Trabalhamos na compreensão e transformação de pensamentos, emoções e comportamentos, auxiliando na superação de desafios pessoais, no rompimento de padrões prejudiciais e no desenvolvimento de estratégias saudáveis para uma vida mais equilibrada e satisfatória.
Nosso diferencial
Contamos com uma equipe multidisciplinar que atua de forma integrada. Combinamos diferentes abordagens terapêuticas de maneira estratégica, adaptando-as às necessidades de cada paciente. Destacam-se a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) e a Terapia do Esquema (TE), reconhecidas pela eficácia no tratamento de questões emocionais e comportamentais.

Terapia Cognitivo - Comportamental
Terapia do Esquema
A TCC (Terapia Cognitivo-Comportamental) é uma das linhas de atendimento psicológico mais atuais, sempre baseada em estudos e técnicas científicas de alta eficiência, criada em 1976 por Aaron Beck a partir de seus estudos sobre depressão. Vários anos depois o modelo desenvolveu-se de tal forma que tornou-se a terapia mais importante e melhor avaliada em termos científicos. O que diferencia essa terapia de outros modelos é sua ênfase na cognição humana e sua influência nas emoções e nos comportamentos. Também se propõe a organizar para o paciente, de forma cara e precisa, sua arquitetura de crenças, visão de mundo e o desdobramento desses elementos em sua vida.
O objetivo desta terapia é fazer com que o paciente tenha uma psicoeducação de seu funcionamento, bem como entenda e transforme suas crenças e comportamentos desadaptativos a um estilo de vida que lhe traga mais bem-estar e realização.
TCC trabalha com sessões mais estruturadas, objetivos definidos, hipótese diagnóstica, reestruturação cognitiva (flexibilização de crenças disfuncionais e comportamentos desadaptativos), treinamentos em habilidades sociais, treinamento em relaxamento, técnicas provenientes da Psicologia Cognitiva e da Psicologia Comportamental.
O terapeuta trabalha um vínculo colaborativo com o paciente e o ajuda no processo de conquista dos objetivos terapêuticos. No consultório são testados e praticados novas formas de aprendizagem e novos comportamentos para velhos problemas. Assim, juntos, terapeuta e paciente irão pensar maneiras de enfrentar/melhorar os aspectos tratados durante as sessões.
A Terapia do Esquema (TE), criada por Jeffrey Young, surgiu para tratar casos mais complexos, como transtornos de personalidade, onde a terapia cognitiva tradicional mostrava limitações. Ela integra elementos de várias abordagens, como Terapia Cognitivo-Comportamental, Gestalt, Psicanálise, Teoria do Apego e Construtivismo.
O foco da TE são os Esquemas Iniciais Desadaptativos (EIDs) padrões emocionais e cognitivos negativos formados na infância e adolescência, que influenciam a forma como o indivíduo se relaciona com o mundo, podendo causar baixa autoestima, sentimento de incapacidade e dificuldades nas relações.
A terapia ocorre em três fases principais:
-
Avaliação dos EIDs e sua origem;
-
Educação e mudança cognitiva e emocional, com técnicas vivenciais e de reestruturação;
-
Mudança comportamental, rompendo padrões disfuncionais.
O terapeuta tem papel ativo e acolhedor, utilizando a relação terapêutica como ferramenta central para promover segurança, vínculo e transformação duradoura.